Hello World!

O QUE É ESSE BLOG?
Esse blog fala sobre as aventuras de um cara que quer aprender C++ avançado, do ZERO, e existe pra ajudar outros iniciantes como eu. É uma forma de mostrar aos aspirantes o que eles vão encontrar pela frente, além de dar dicas de como completar esse objetivo num prazo determinado.

Meu objetivo é bem definido: quero dominar a linguagem em menos de 6 meses (entenda: dominar não é igual a aprender. Você aprende em 20 dias, pra dominar geralmente leva anos). Depois disso, vou fazer um game com o Ogre. A identidade desse game secreto (que já existe no papel) pouca gente sabe e ela será revelada no final do blog. =)

É isso mesmo, esse blog vai ter início, meio e fim. É uma novela. Meu último post vai ser no dia 30 de janeiro (meu aniversário), daqui a exatos 6 meses e 10 dias. A partir desse dia, vou escrever outro blog, dessa vez especificamente sobre o projeto do game secreto.



POR QUÊ APRENDER C++ E NÃO OUTRA LINGUAGEM?
1- porque meu intuito é fazer jogos 3D sem limitações. 3D Game Studio, DarkBasic, Irrlicht, Blitz e similares não me atendem. C++ é mais rápido, mais poderoso, tem acesso direto ao hardware e, portanto, pode escrever a próxima CryEngine.

2- porque você pode brincar de Deus. C++ faz tudo. C++ é a mãe* de todas as linguagens de programação, todas elas (com excessão do Assembly) são escritas em C ou C++. O seu sistema operacional é escrito em C++, o seu navegador de internet também, seu editor de texto idem e, o mais importante, os jogos mais fodásticos do mundo são feitos em C++.
*Na verdade é o Assembly, mas ele é tão feio e chato que não tenho coragem de chamá-lo de mãe.

3- porque não muda. É ISO Standard. Tem 30 anos nas costas e sua estrutura básica continua praticamente inalterada. Portanto, é um aprendizado para a vida inteira, diferentemente de outras linguagens que mudam de sintaxe como mudam de roupa e aposentam seus livros antigos. Isso significa que existe muito código de C++ que os tiozões escreveram e ainda servem.

4- conhece outros motivos? Comente. =)



MAS RAFAEL, POR QUÊ EU DEVO ACOMPANHAR ESSA NOVELA?
Bom, se você não tem interesse em aprender C ++, nem sei porque chegou a ler até aqui, mas obrigado pela atenção. Talvez você goste de ler o resto da novela, por curiosidade - embora ela não vá ter muita utilidade prática pra você. =)

Porém, caso tenha interesse em aprender, esse blog vai ser muito útil no seu caminho e eu te dou as boas vindas a esse time de pessoas corajosas que encaram essa linguagem tão complexa. Te convido para trocar figurinhas conforme a gente vai aprendendo.

Meu intuito é que o blog sirva de inspiração pra quem quer começar também, porque sei que não é um caminho fácil, principalmente pra quem quer programar jogos 3D, e o prazo é apertado: posso até começar a programar relativamente bem no primeiro mês; mas, pra DOMINAR a linguagem, 6 meses é muito pouco.

Está pronto para começar a jornada? Então, vamos ao primeiro dia.

Enjoy! ;)



OBSERVAÇÃO:
Vale ressaltar um detalhe: estou partindo do zero, mas não exatamente sem nada na mão. Eu não sei
quase nada de C++, mas não absolutamente nada, porque já programei em outras linguagens antes e tenho noção das complexidades a mais que o C++ tem; então posso passar rápido por toda a parte introdutória. Portanto, posso afirmar que vou sair desses 6 meses me sentindo seguro até para ensinar C++ para outras pessoas, mas se você estiver realmente partindo do zero absoluto, ou seja, se nunca programou antes, com certeza você vai levar mais tempo do que eu (sem querer te desencorajar, é claro).

Comentários

Nanci disse…
Muito legal sua idéia!!!
Comecei meu blog para isso também:ensinar enquanto aprendo....
estou na fase antes do início, ainda chego lá...
Unknown disse…
não apaga o blog,que eu estou lendo em XD
Rafael Beckel disse…
Hehehe, não vou apagar o blog não. Ainda vou retomar as postagens, quando tiver mais tempo. =)
Anônimo disse…
Olá, pessoal.. Muito bom o post.. Mais para quem quer aprender programar em c++ com base na API win32 tem uma otima opção, trata-se de um blog que te ensina passo a passo da programação. Criação de janelas, botões e entre outro. E está aqui o endereço http://programadorgenio.blogspot.com.br/, espero que seja util!!!!!!
Anônimo disse…
sou detona no c++

Postagens mais visitadas deste blog

Quarto, quinto... décimo sexto.

Desvendando o SDL (Simple Directmedia Layer)

Renascendo - ou Os Desafios de aprender C e C++