Entrevista: Wanderlei Caloni

Para saber o que é esse blog, leia o post Hello World.
Para ler o resumo do terceiro dia, clique aqui.


Entrevista com
Wanderlei Caloni

Se você visitar a página oficial da comunidade de programadores C/C++ no Brasil, irá encontrar uma série de links para os principais sites tupiniquins e estrangeiros. Entre eles, está o site do Wanderlei Caloni, programador com 8 anos de mercado e muitas informações para dar sobre o dia-a-dia da profissão.

Ele trabalha principalmente com softwares backend (daqueles que não tem telinha, como serviços e drivers) para a plataforma Windows e com segurança da informação. Ele diz que é um profundo conhecedor da linguagem C e não-tão-profundo-conhecedor-modéstia-mode-ON da linguagem C++. Ele usa a API Win32 para a maioria das tarefas, apesar de já ter se aventurado com o tão bem falado C++ Builder (plataforma de desenvolvimento rápido da Borland) e com MFC/ATL/WTL (confuso?).

Sem mais delongas, segue abaixo a entrevista que fiz com ele, na íntegra. Espero que lhe seja bastante útil. =)


Você começou com C++ direto, ou com outra linguagem?

Caloni: Comecei com BASIC, em uma telinha do DOS dentro do Windows 95, o primeiro sistema operacional que fucei na minha vida. Na época lia diversos livros disponíveis na biblioteca sobre a linguagem, os quais continham exemplos para treinar. Obviamente, naquela época programar era apenas um hobby. Um hobby, aliás, muito divertido.


Como você começou a programar? Qual foi a sua motivação?

Caloni: Sou "novato" no ramo perto das pessoas veteranas que conheço: comecei a programar aos 17 anos. Minha motivação? Eu achava todo esse negócio de informática e computador a coisa mais divertida do mundo! (na verdade, ainda acho). Não houve uma motivação especial no começo, visto que eu lia sobre todas as coisas que eu achava necessário para conhecer a fundo o funcionamento do computador (da visão abstrata do hardware até os princípios lógicos que levaram-no a ser inventado). Programar foi uma continuação do meu estudo; se tornou um vício, e hoje sou um programador profissional.


Quais foram as principais dificuldades encontradas?

Caloni: Para quem tem tempo e vontade de aprender sobre alguma coisa, não existe muita dificuldade (ou como diz meu amigo Thiago, "quem tem tempo caga longe!". A própria dificuldade é uma diversão! Quando, por exemplo, nos vemos com um erro de compilação ou um programa que trava, a diversão é descobrir por que não está compilando, ou por que está travando. Esse negócio de dificuldade eu acredito que seja para as pessoas que não estão motivadas o suficiente e que deveriam, na minha opinião, pensar em fazer outra coisa mais motivante. Todos podem ser felizes fazendo o que gostam.


Por quê C++?

Caloni: Acredito que a pergunta deva ser "Por que C?", já que comecei efetivamente programando em C, dominando a linguagem, para depois me atrever a aprender "C com classes". A resposta pode não ser bonita, mas serviu de motivação para eu mudar do BASIC para o C: é a linguagem dos "fodões". Sistemas operacionais são escritos em C; os programas mais badalados do planeta são escritos em C; jogos são escritos em C; como você mesmo disse, até novas linguagens são escritas em C. Além do mais, é a linguagem dos hackers (além de assembly, que também me aventurei algum tempo atrás), ou seja, não existem muitos limites do que se possa fazer em C. É uma linguagem pra vida toda. Depois de dominar completamente essa linguagem você pode partir para outras linguagens mais modernas ou mais "funcionais" para o que você está fazendo e tirar de letra em pouquíssimo tempo. Porém, você não consegue aprender e usar C facilmente se partir de outra linguagem de mais alto nível. Outra coisa que merece atenção: aprender C pode não ser tão difícil, mas dominar a linguagem, isso, talvez demore anos; e muitos dizem que você sempre está aprendendo coisas novas todos os dias. Eu acredito nisso. Programar em C é uma lição de humildade, pois quase todo o tempo você terá que lidar com o fato que se existe alguma bug no seu programa, o bug é totalmente seu, e não do framework, da runtime do C ou do compilador.


Quais programadores brasileiros você mais admira? Por quê?

Caloni: Não conheço muitos pessoalmente, mas são esses os que mais admiro por vê-los de fato programando, e não em linques qualquer da internet ou em uma lista de discussão: Rodrigo Strauss, Fernando Roberto da Silva, William Oliveira, Thiago Oliveira. Por coincidência, a maioria programa em C/C++. Porém, nem todos; o Thiago, por exemplo, programa em C# principalmente, o que prova que não é a linguagem que faz o programador, mas o que ele faz com a linguagem é que o define melhor. A razão de admirá-los é porque houve hábitos e princípios de todos que usei como inspiração para me melhorar como programador, e porque aprendi muito com todos eles.


Quais as principais dicas que você dá aos iniciantes?

Caloni: Dicas? Não tem dicas. Nem segredos. Se você quer aprender C/C++ ou qualquer outra coisa nessa vida, a única saída é agir. Leia o quanto puder, programe o quanto puder. Bons programadores gostam de fato do que fazem e se destacam naturalmente, assim como em qualquer profissão. O único conselho que dou a quem deseja se iniciar na arte é ter certeza de que é isso mesmo o que você quer. Se for realmente o que você sempre quis fazer, então não existirá tempo ruim nos momentos ruins (e vão haver, tenha certeza disso). Agora, se não for o que te faz acordar todo santo dia para ir trabalhar, então você tem duas escolhas: achar o que realmente você gosta de fazer ou aprender a gostar do que você quer fazer. Ambas são possíveis; basta ter vontade.


Poste os links dos artigos que já escreveu.

Comentários

Anônimo disse…
Gostei da entrevista.
Rafael Beckel disse…
Que bom que alguém leu... =p
Anônimo disse…
Tmb gostei da entrevista
cara, tmb to afim de fazer um jogo eu to começamdo REALMENTE do zero =P
ateh agora to realmente perdido, mas continue postando vo acompanhar o blog sempre ^^

e se puder ajudar de alguma forma no seu jogo seria um prazer, inteh

Jose Roberto
Anônimo disse…
Olá achei seu blog pelo do Caloni, legal saber que não sou a única louca que esta estudando coisas do zero para fazer um jogo. Vou dar uma olhadinha aqui sempre que possível.
Quem sabe não trocamos figurinhas.
Marcus Silva disse…
Cara muito bom.. Tava precisando de uma motivação assim pra aprender C! ehehehehe

vlw ai

Postagens mais visitadas deste blog

Quarto, quinto... décimo sexto.

Desvendando o SDL (Simple Directmedia Layer)

Renascendo - ou Os Desafios de aprender C e C++