Segundo Dia: seguindo os tutoriais

Para saber o que é esse blog, leia o post Hello World.
Para ler o resumo do primeiro dia, clique aqui.


Resumo do meu segundo dia

Hora de escolher um bom tutorial pra trabalhar! Existem muitos na internet.

O meu método pessoal de aprendizado é me concentrar em apenas um tutorial, que vai servir de guia, e usar os outros apenas para ver os assuntos estudados sob outro ângulo. Eles sempre trabalham com exemplos diferentes, exercícios diferentes - e ver um assunto sob vários ângulos é a melhor forma de fixá-lo. Ontem fiz uma seleção prévia e estou com 3 tutoriais abertos:

http://newdata.box.sk/bx/c/htm/ch01.htm

http://www.cprogramming.com/tutorial/lesson1.html


http://www.isotton.com/devel/docs/lcpp/unpacked/node3.html

Você pode ficar livre pra escolher aquele que faz você se sentir mais familiar, ou procurar um em português. Eu prefiro me acostumar a ler tudo em inglês porque as melhores documentações de tudo o que você imaginar estão em inglês - e isso vai ser crucial pra quando você for alçar vôos maiores com programação.

Antes de ler, passei uma vista rápida neles e pulei toda a parte introdutória, por exemplo: diferenças entre linguagem interpretada e compilada; o que é um compilador; diferença entre código-fonte e executável; etc. Eu não preciso ler essas coisas, MAS se você está programando pela primeira vez na sua vida, recomendo fortemente que leia tudo isso e entenda (principalmente a parte de Programação Orientada a Objeto).

MÃOS À OBRA:
Escolhi o tutorial de 21 dias como guia e comecei a seguí-lo. Eis que surgiu, então, a primeira mudança de planos. Eu havia decidido por esse tutorial porque me pareceu ser mais completo, mas quando cheguei na parte prática, descobri que não funcionava, porque foi escrito antes do C++ se tornar um ISO Standard. Esse tutorial foi tirado da segunda edição de um livro que já está na quinta, a única coisa que achei atualizada dele estava à venda no Amazon e eu não quero gastar dinheiro com isso agora.

Fiquei então com o tutorial do cprogramming.com, que é mais objetivo e explica direitinho. A compilação que fiz do meu "Hello Fuckin' World" funcionou perfeitamente bem e eu não fiquei me sentindo um idiota perdido.

Descobri também que passo mais tempo escrevendo aqui do que de fato lendo o tutorial. =p

Cenas do próximo capítulo: vou tentar fazer posts mais resumidos e com mais links. O próximo passo é exercitar as "IF Statements", que não são novidade pra mim, mas vou seguir o tutorial passo a passo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quarto, quinto... décimo sexto.

Desvendando o SDL (Simple Directmedia Layer)

Renascendo - ou Os Desafios de aprender C e C++