Ressurgindo das cinzas

Depois que quase 1 ano parado, decidi retomar esse blog. Existem 3 motivos que me levaram a tomar essa decisão. O primeiro deles é que agora estou trabalhando por conta própria (num escritório muito legal que eu recomendo a todos) e assim minha agenda está mais flexível.

O segundo é que recebi uma proposta de dar aula numa universidade em Belém-PA, e a pessoa me achou através desse blog que estava parado. Ou seja: isso aqui é uma vitrine e eu tenho que cuidar bem dela.

O terceiro motivo vai ser o tema desse post. Sexta passada encontrei pessoalmente o Rodrigo Strauss. Sim, ele mesmo, o cara do 1bit, que concedeu uma entrevista a esse mesmo blog lááá no comecinho do ano.

Ele me encontrou num comentário do site da ResultsON, em que escrevi alguma coisa sobre empreendedorismo, e lembrou do meu nome "de algum lugar". Daí ele resolveu fuçar nos e-mails dele (de quando eu o convidei para a entrevista) e achou meu telefone. Então ele me ligou e tivemos uma conversa sobre dominar o mundo e resolvemos marcar no mesmo dia na Av. Paulista.

Falamos sobre nossos projetos pessoais, planos para o futuro e, principalmente, sobre a sina de pessoas criativas que não conseguem levar um projeto até o final (depois dessa conversa, me senti melhor porque vi que não sou só eu que sofro desse problema).

Nesse último item, nos estendemos bastante, porque é um ponto que concordamos. Acho que vale a pena postar aqui, porque acredito que não somos as únicas pessoas do mundo que passam por isso.

Veja se você se identifica:
- Todos os projetos são lindos no início. É divertido criar, ter idéias mirabolantes e colocá-las no papel. Você se empolga e começa a trabalhar nela.

- Aí vem a segunda fase. No primeiro, segundo e terceiro mês você está empolgado trabalhando, desenvolvendo tudo aquilo que você colocou no papel.

- Depois vem a terceira fase (e última para a maioria das pessoas): seu código começa a dar bug, você tem que refatorar, resolver pequenos pepinos, ou, se não for projeto de software, você se depara com questões legais, administrativas, financeiras, burocráticas, pessoais ou, que seja, espirituais.

- Ao mesmo tempo em que isso acontece, você está com outras 500 idéias maravilhosas na cabeça gritando para que sejam colocadas no papel. Então, as pessoas criativas sentam de novo e começam a desenhar, voltando para a primeira fase e perdendo meses (ou até anos) de trabalho porque não ficaram firmes o suficiente para passar por cima dos obstáculos.

Conversamos bastante sobre isso e vimos que estamos alinhados nesse ponto. Ambos estão com pique de pegar um projeto e tocá-lo ATÉ O FIM, mesmo que isso signifique sacrificar outras boas idéias. Então decidimos publicar nosso problema para encontrar outras pessoas que passam por isso, para criarmos um grupo no estilo Alcóolicos Anônimos, em que a galera se encontra pra dizer "Eu estou há 3 meses sem trocar de projeto". =D

Claro que a coisa pode ser mais informal, regada a cerveja e petisco em algum bar de São Paulo, mas o intuito é o mesmo: pessoas que se encontram para trocar idéias e se ajudar mutuamente.

Se você leu até aqui e ficou interessado, escreva para o meu e-mail: rafaelbeckel@gmail.com ou me siga no Twitter: @rafaelbeckel. Você pode seguir o Rodrigo Strauss também, ele ficou de postar alguma coisa sobre isso: @rodrigostrauss.

Espero que saia algum fruto muito produtivo dessas conversas, para todas as pessoas envolvidas. Te encontro lá! =)

Comentários

Anônimo disse…
Bom no meu caso, como ainda não cheguei a começar um grande projeto, não cheguei ainda a fase 3 hahaha, mas já imaginava como seria dura essa parada depois do game pronto.

Prentendo em 2010 ingressar totalmente na área de games. Estou confiante, porque sei que de acordo com meus conhecimentos posso fazer grandes games, e confiança vc adquire de acordo com seu conhecimento.

Minhas idéias são muitas, chega até a me confundir, pois tenho uma idéia e já vem outra, então vc começa a testar essa nova idéia. depois volta na anterior e assim vai...mas isso é uma questão de levar adiante UMA das idéias boas e ponto final.

Aliás, qual engine vc usa? Eu uso o 3DGS Pro, e, ao contrário do que ALGUMAS pessoas dizem por aí, ele tem muito a oferecer. Dá pra programar em c++ e até c#. Alguns programadores metem o pau porque não conhecem a fundo essa engine. Dependendo de nossa capacidade, o jogo no final fica muito profissional.

Bom, por enquanto é isso e quero compartilhar conhecimentos e idéias.
The Wishmaster disse…
É bem assim que acontece, você está 101% (?!?) correto: no começo tudo é mil maravilhas. Tudo dá certo. Você tem ceteza que abstraiu da melhor maneira possível aquele problema, ou seja, você tem (criou) a solução. Depois de 2 meses começam os problemas. E a resolução desses problemas acabam gerando outros problemas que não foram percebidos no começo. Mas, pior ainda, é ter que bater de frente com o excel. Futuros usuários usando uma versão beta do seu software podem dizer que "no excel é mais fácil" e isso, realmenete, acaba com qualquer boa idéia. Eu estou nessa, espero conseguir acabar meu projeto no prazo... mais uma vez!
Maicon disse…
Estou me vendo nisso. Meu problema começa quando o trabalho fica repetitivo, no meio do projeto eu fico muito ansioso, e não consigo concentrar.
Unknown disse…
nossa gente alguém me ajuda.comecei a fazer curso superior de sistema de informação. Nunca tinha estudado sobre o assunto.Achei super legal, porém complicado demais, tenho medo de não conseguir pegar o assunto. esse negóciodeprogramação é muito difícil. no entanto eu tenho muita vontade de ficar fera no assunto. O que vcs me dizem: será que háa possibilidade de. mesmo no momneto eu não saber nada, futuramente ser uma excelente programadora?
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
V.K. disse…
Que tal se nos entitulássemos de "Fogo de palha nada-anônimos"? hehehe De fato, o problema de começar um projeto e não terminá-lo é muito freqüente, mal de que também sofro. Aprendi a contornar o pior, hoje tenho foco no que é mais importante (pagar as contas no fim do mês), o que só pode acontecer com um trabalho bem feito, dentro do prazo e do qual não se pode desistir. Terminada a obrigação e os Estudos que a envolvem, aí sim, "brinco" com um dos muitos never-ending-projects. Um deles acabou virando algo bom, gratuito (se alguém quiser ver, está no site oftalmologistas ponto com ponto br. Mas tenho tantas coisas boas e incríveis que gostaria de fazer!!! Estou no grupo, enfim. Que tal uma comunidade em orkut ou facebook? Eu dei uma sugestão de nome no começo do texto. A outra, quem sabe, "never-ending-folks"? :) Abraços e prazer em conhecê-los.
Rafael Beckel disse…
Oi, VK, tudo bom? Bem bacana o seu projeto que acabou virando algo gratuito.

Acho que devemos marcar uma cerveja qualquer dia desses, e você estará convidado. Eu apóio a criação da comunidade no Orkut / Facebook e até uma lista de discussão.

Infelizmente, esse blog de C++ acabou virando um Never-ending project, MAS, graças a Deus, desde que escrevi esse post e me juntei a esse pessoal, comecei a tocar um projeto que está crescendo de uma forma incrível e me rendendo bons frutos.

Consegui manter o foco só nele, e hoje ele virou o Campanha Digital (http://www.campanhadigital.net.br), uma consultoria política que usa o Publy (http://p.ub.ly), um software em que vc controla todos os seus blogs e redes sociais através do seu e-mail pessoal.

O Publy tem tomado meu tempo desde outubro e estou 100% dedicado a ele, então acabei saindo desse círculo vicioso de não terminar projetos. Claro que ainda tenho muita coisas a realizar, e esse blog de C++ é uma delas, mas estou muito satisfeito com os resultados que venho colhendo nesses meses dedicados de trabalho a um projeto só.

Enfim, desejo o melhor a todos que conseguirem focar em uma coisa só. Faz toda a diferença.

Postagens mais visitadas deste blog

Quarto, quinto... décimo sexto.

Desvendando o SDL (Simple Directmedia Layer)

Renascendo - ou Os Desafios de aprender C e C++