Terceiro dia: revisando

Para saber o que é esse blog, leia o post Hello World.
Para ler o resumo do segundo dia, clique aqui.


Resumo do meu terceiro dia

Existem duas categorias de pessoas que estão começando a aprender C++:

- Aqueles que nunca tiveram contato com programação na vida;
- Aqueles que já programaram antes e querem ser mais poderosos, dominando uma liguagem mais avançada;

Como estou na segunda categoria, passei o dia revisando tudo aquilo que eu já sei de outras linguagens e fiquei treinando escrever na sintaxe do C++. Trabalho pra um único dia, no máximo dois, apesar de eu ter estranhado alguns detalhes. Porém, para o pessoal da primeira categoria, é impossível fazer isso em um só dia, então vou dedicar meu post para eles.

Para você que nunca programou na vida, selecionei 3 artigos no site do Rodrigo Strauss:

Como ser um Programador?
Melhor ainda, Como ser um Bom Programador?
E, finalmente, as Perguntas mais frequentes de quem está começando.

Recomendo que leia-os antes de continuar aqui. Depois, se ainda se sentir motivado a aprender C++, leia sobre os seguintes assuntos, em todos os lugares que conseguir encontrar: algoritmos, condicionais, operadores, loops (for, while & do-while), funções. Leia, preatique, comente lá embaxo, escreva-me um e-mail, entre nas comunidades do Orkut sobre programação, etc.

A próxima lição da lista do meu tutorial escolhido é a primeira novidade real que apareceu pra mim: os temidos pointers (ou ponteiros). Eu já esperava isso, sei que com o C++ eu tenho que gerenciar a memória do computador na unha (as linguagens mais alto nível fazem isso automaticamente) e que isso confunde muita gente.

Cenas do próximo capítulo*: vou estudá-los com calma. Todas as recomendações que li a respeito dizem que essa parte é difícil de entender, mas que não devemos passar pra frente enquanto não estiver dominando isso. Vou dedicar mais dias a essa parte, já que praticamente pulei as lições mais básicas, além de ser um assunto que naturalmente gera mais dúvidas.

*Entrevista: Wanderlei Caloni
*Quarto dia


Espero vê-los em breve.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quarto, quinto... décimo sexto.

Desvendando o SDL (Simple Directmedia Layer)

Renascendo - ou Os Desafios de aprender C e C++